Tuesday, April 3, 2012

MoCap1


Um pouco de história sobre a tecnologia MoCap


Por Ludmila Pimentel, tradução livre realizada baseada na Introdução do livro KITAGAWA, Midori e WINDSOR, Brian MoCap for Artists. USA: Elsevier Inc., 2008.


O desenvolvimento e a realização de pesquisas utilizando a tecnologia  Motion Capture começaram com finalidade médica e aplicações militares em torno do ano de 1970. Contemporaneamente além da industria do cinema, do exército e da medicina poucas são as pessoas que realmente sabem o que é MoCap, entretanto muitas pessoas, inlusive as crianças, vem assistindo filmes, animações, comerciais de Tv, e participando de jogos nos quais foram utilizados a tecnologia MoCap.

Para utilizarmos a tecnologia MoCap é necessário capturar os dados (movimento) usando equipamentos específicos, mas também é muito importante a pré-produçao (planejamento), manipulação dos dados capturados e edição, para finalmente aplicar os dados nos avatares, que são os personagens criados em 3D. É necessário que após a sessão de captura, os dados sejam ¨limpos¨, editados e finalmente aplicados a um modelo (geralmente um personagem)  criado em 3D através de outros softwares como o Maya ou o MotionBuilder.

Podemos considerar pioneiros do sistema MoCap algumas tecnologias e aparatos criados no século XIX e XX,  como o zoopraxiscopico inventado por Muybridge, o esfigmografo inventado por Etiene-Jules Marey. Marey também inspirado nos estudos fotográficos de Muybridge realizou e inventou a camera cronofotografica que permitiu a realização de diversos dos seus estudos cronofotograficos.

Marey pode ser considerado um grande revolucionário e mentor pré-historico na história do MoCap inclusive pelos trajes especiais que criou ainda em 1884, bastante semelhante aos atuais trajes utilizados por alguns sistemas de MoCap. Outros aparatos precedentes e que contribuíram ao aparecimento do sistema MoCap podem ser listados: um deles foi o rotoscópio criado por Max Fleischer (1915) que possibilitou após um ano de trabalho a realização de animaçao de um pequeno filme caseiro de seu irmão usando uma roupa de clown, e em 1918 ele consegue finalizar sua primeira animação comercial chamada ¨Out of the Inkwell¨. O Fleischer studio animou diversos personagens que conhecemos como Popeye, Betty Boop e Superman. O rotoscopio também foi usado por Walt Disney começando pela animação ¨Snow White¨ (1937).

Como já registrado, as pesquisas mais específicas com a tecnologia MoCap começaram com finalidade médica e para aplicações militares nos anos 70, mas o seu grande ¨boom¨ foi a partir da década de 80 quando a industria da computação gráfica a descobriu em seus efeitos e possibilidades. Nesse momento histórico era necessário a utilização de computadores muito grandes, além de serem necessários muitos e muitos dias no processo de renderizaçao final dos filmes.

Robert Abel criou em 1985 a animação ¨Brilliance¨ utilizando um método de MoCap criado por ele mesmo em associação com a National Canned Food Information Council Associates, de maneira bastante artesanal e experimental eles pintaram bolas pretas em 18 articulaçoes de uma modela feminina e fotografaram a ação dela de diversos ângulos, sendo que depois as imagens foram importadas para uma estação de trabalho da Silicon Graphics e um grande numero de aplicações foram empregadas para extrair os dados necessários para animar um robot. Para isso entretanto eles precisaram alugar 750 computadores para finalizarem o projeto na data prevista, mas o grande êxito que tem ¨Brilliance¨ é que podemos considerar esse projeto como a primeira aplicação da tecnologia MoCap que obteve sucesso na história do MoCap.

Após essa primeira experimentação houveram muitas outras mas foi apenas em 1995, com o  jogo ¨FX Fighter  que tivemos a criação do primeiro jogo em tempo real usando personagens em 3D e também foi a partir desse momento que pudemos interactuar com ambientes em 3D, também podemos considerar esse fato um fato histórico muito importante na história do MoCap pois a possibilidade de interação em tempo real nos foi oferecida, possibilidade esta bastante cotidiana entre nós atualmente com a grande profusão de jogos como Wii e o Playstation.

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