Um pouco de história sobre a tecnologia
MoCap
Por Ludmila Pimentel, tradução livre
realizada baseada na Introdução do livro KITAGAWA, Midori e WINDSOR, Brian
MoCap for Artists. USA: Elsevier Inc., 2008.
O desenvolvimento e a realização de
pesquisas utilizando a tecnologia
Motion Capture começaram com finalidade médica e aplicações militares em
torno do ano de 1970. Contemporaneamente além da industria do cinema, do
exército e da medicina poucas são as pessoas que realmente sabem o que é MoCap,
entretanto muitas pessoas, inlusive as crianças, vem assistindo filmes,
animações, comerciais de Tv, e participando de jogos nos quais foram utilizados
a tecnologia MoCap.
Para utilizarmos a tecnologia MoCap é
necessário capturar os dados (movimento) usando equipamentos específicos, mas
também é muito importante a pré-produçao (planejamento), manipulação dos dados
capturados e edição, para finalmente aplicar os dados nos avatares, que são os
personagens criados em 3D. É necessário que após a sessão de captura, os dados
sejam ¨limpos¨, editados e finalmente aplicados a um modelo (geralmente um
personagem) criado em 3D através
de outros softwares como o Maya ou o MotionBuilder.
Podemos considerar pioneiros do sistema
MoCap algumas tecnologias e aparatos criados no século XIX e XX, como o zoopraxiscopico inventado por
Muybridge, o esfigmografo inventado por Etiene-Jules Marey. Marey também
inspirado nos estudos fotográficos de Muybridge realizou e inventou a camera
cronofotografica que permitiu a realização de diversos dos seus estudos
cronofotograficos.
Marey pode ser considerado um grande
revolucionário e mentor pré-historico na história do MoCap inclusive pelos
trajes especiais que criou ainda em 1884, bastante semelhante aos atuais trajes
utilizados por alguns sistemas de MoCap. Outros aparatos precedentes e que
contribuíram ao aparecimento do sistema MoCap podem ser listados: um deles foi
o rotoscópio criado por Max Fleischer (1915) que possibilitou após um ano de
trabalho a realização de animaçao de um pequeno filme caseiro de seu irmão
usando uma roupa de clown, e em 1918 ele consegue finalizar sua primeira
animação comercial chamada ¨Out of the Inkwell¨. O Fleischer studio animou
diversos personagens que conhecemos como Popeye, Betty Boop e Superman. O rotoscopio
também foi usado por Walt Disney começando pela animação ¨Snow White¨ (1937).
Como já registrado, as pesquisas mais
específicas com a tecnologia MoCap começaram com finalidade médica e para
aplicações militares nos anos 70, mas o seu grande ¨boom¨ foi a partir da
década de 80 quando a industria da computação gráfica a descobriu em seus
efeitos e possibilidades. Nesse momento histórico era necessário a utilização
de computadores muito grandes, além de serem necessários muitos e muitos dias
no processo de renderizaçao final dos filmes.
Robert Abel criou em 1985 a animação
¨Brilliance¨ utilizando um método de MoCap criado por ele mesmo em associação
com a National Canned Food Information Council Associates, de maneira bastante
artesanal e experimental eles pintaram bolas pretas em 18 articulaçoes de uma
modela feminina e fotografaram a ação dela de diversos ângulos, sendo que
depois as imagens foram importadas para uma estação de trabalho da Silicon
Graphics e um grande numero de aplicações foram empregadas para extrair os
dados necessários para animar um robot. Para isso entretanto eles precisaram
alugar 750 computadores para finalizarem o projeto na data prevista, mas o
grande êxito que tem ¨Brilliance¨ é que podemos considerar esse projeto como a
primeira aplicação da tecnologia MoCap que obteve sucesso na história do MoCap.
Após essa primeira experimentação houveram
muitas outras mas foi apenas em 1995, com o jogo ¨FX Fighter
que tivemos a criação do primeiro jogo em tempo real usando personagens
em 3D e também foi a partir desse momento que pudemos interactuar com ambientes
em 3D, também podemos considerar esse fato um fato histórico muito importante
na história do MoCap pois a possibilidade de interação em tempo real nos foi
oferecida, possibilidade esta bastante cotidiana entre nós atualmente com a
grande profusão de jogos como Wii e o Playstation.
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